terça-feira, 19 de março de 2013

São José: Acolhedor da vontade de Deus


No dia 19 de março, celebra-se o Dia de São José, exemplo de homem e esposo santos. Pode-se dizer também, exemplo de um grande servo do Senhor, à medida que acolhe a Sua vontade, e torna-se Esposo Castíssimo da Virgem Santíssima e Pai Nutrício de Jesus.


São José nos ensina o verdadeiro sentido de depositarmos a nossa confiança em Deus, e o valor de uma obediência seguida do maior acolhimento: amar Jesus, como seu Filho. “Despertando, José fez como o anjo do Senhor lhe havia mandado e recebeu em sua casa sua esposa.” (Mt 1,25).

Homem que protegeu a sua Santa Família, recebeu a graça de educar Jesus com os seus valores de humildade e honestidade. Ele nos revela que não devemos olhar as nossas incapacidades, e sim, sermos mais fiéis ao chamado do Senhor, por mais que o nosso humano não compreenda a grandiosidade do serviço a Deus. “Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo de seus pecados.” (Mt 1,21).

São José foi escolhido para acolher, novamente, a vontade do Pai: ser Patrono da Igreja, sendo assim, nosso intercessor. Aprendemos, então, com a sua generosidade e a sua sabedoria, a docilidade ao serviço e à Palavra. Seu nome significa em hebraico “Deus cumula de bens”. Mais uma reflexão sobre a doação de José. 

Analisemos a frase dita pelo Papa Francisco na sua Homilia durante a Solenidade de São José: Apenas aquele que serve com amor é capaz de proteger.” (19/03/2013). Assim fez José, serviu, amou e protegeu.


Oração a São José

Ó Glorioso São José, a quem foi dado o poder de tornar possíveis as coisas humanamente impossíveis, vinde em nosso auxílio nas dificuldades em que nos achamos. Tomai sob vossa proteção a causa importante que vos confiamos, para que tenha uma solução favorável.
Ó pai muito amado, em vós depositamos toda nossa confiança. Que ninguém possa jamais dizer que vos invocamos em vão. Já que tudo podeis junto de Jesus e Maria mostrai-nos que vossa bondade é igual ao vosso poder.
São José, a quem Deus confiou o cuidado da mais Santa Família que jamais houve, sede, nós vo-lo pedimos, ó Pai e protetor da nossa, e impetrai-nos a graça de vivermos e morrermos no amor de Jesus e Maria!
São José, rogai por nós!

 



Renata Ramos
Ministra do Acolhimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário