quinta-feira, 11 de abril de 2013

Doação e Amor: São Francisco de Assis

Hoje nosso exemplo de acolhedor é São Francisco de Assis, que fez todas as criaturas iguais perante os seus olhos e acolheu aqueles que todos rejeitavam.

Antes da sua conversão, Francisco, de família burguesa, também descriminava os leprosos, que eram afastados da sociedade. Mas quando conheceu o amor de Deus, largou toda sua riqueza e fez questão de cuidar das feridas daqueles que o mundo excluía. 

Assim também nós devemos fazer, devemos acolher e abraçar aqueles que distantes da sociedade ou com alguma enfermidade da alma e ajudar a curar essas feridas, sendo reflexo do amor de Deus na vida desses irmãos. 

É um exemplo de simplicidade que devemos seguir, sem nos importar com as riquezas materiais, mostrando que isso não é nada perante a vontade de evangelizar e de amar o próximo. 

Casto, pobre e obediente, conseguiu seguidores ao longo da sua peregrinação, pessoas que seguissem a Deus e doassem sua vida só por amor. Esse deve ser nosso propósito: vida seguindo a palavra de Deus, obediência, doação e amor, muito amor à Deus, à você e ao próximo, para evangelizar e conquistar pessoas para Deus através do nosso acolhimento. 

Rezemos então a oração de São Francisco de Assis para sermos exemplos de jovens santos, sendo raios de luz nas trevas da humanidade. 

“Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras.”
São Francisco de Assis





                            ORAÇÃO DA PAZ

Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz. 
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão. 
Onde houver discórdia, que eu leve a união. 
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé. 
Onde houver erro, que eu leve a verdade. 
Onde houver desespero, que eu leve a esperança. 
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria. 
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais: 
consolar, que ser consolado; 
compreender, que ser compreendido; 
amar, que ser amado. 
Pois é dando que se recebe. 
É perdoando que se é perdoado. 
E é morrendo que se vive para a vida eterna.



Emanuelle Santos
Ministra do Acolhimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário