segunda-feira, 19 de agosto de 2013

SOMOS HÓSPEDES DO SENHOR



E Ele é o nosso hóspede mais querido!

A hospitalidade nos textos bíblicos

A hospitalidade é a virtude de saber receber e acolher as pessoas.

Quando celebramos a Eucaristia, o Senhor acolhe-nos, como hóspedes, na Igreja, na sua casa e oferece-nos a "melhor parte": Sua Palavra e o Pão da vida.

Vamos refletir sobre algumas passagens bíblicas que nos falam sobre a hospitalidade.




1-                ABRAÃO acolheu Deus, nas pessoas de três personagens misteriosos. (Gn 18,1-10a)


Abraão estava sentado à porta da  sua tenda, em Manré, atento a quem passava e disposto a repartir com quem passasse de forma gratuita, aquilo que ele tinha de melhor... 


Ao ver três homens que se aproximavam, o Patriarca Abraão foi ao encontro deles e ofereceu-lhes hospedagem, na sua tenda. Então ao acolher aqueles homens ele acolheu também a Deus.


No final da refeição, como recompensa pela generosa hospitalidade, recebeu a promessa de um filho, apesar da idade avançada de Abraão e de Sara, sua esposa. Aqueles hóspedes foram também mensageiros de Deus. E Abraão tornou-se o herdeiro das promessas do Senhor.


 “O que fizeres aos outros, Deus o fará a ti”.



2-    MARTA e MARIA acolheram Jesus na sua casa. (Lc 10,38-42)


Marta preocupava-se com os trabalhos da casa para acolher bem o visitante que era Jesus. Maria, pelo contrário, sentou-se aos pés do Mestre (posição típica de um discípulo diante do seu Mestre) e acolhia a Palavra de Jesus, em seu coração. 
 

Duas formas sinceras de acolher.  No entanto, para Jesus, a atitue de Maria lhe era mais agradável, porque a escuta da Sua palavra é o ponto de partida na caminhada da fé.

Acolher não é só abrir a porta da casa, mas é também abrir os ouvidos e o coração, para dar a nossa atenção àquele que vem ao nosso encontro.


- Marta acolheu na sua casa, um AMIGO muito querido.

- Maria acolheu o MESTRE que tem palavras de Vida.

- Abraão acolheu naqueles três viajantes, o próprio DEUS.


São Paulo, que também acolheu Jesus em sua vida, nos diz que Cristo é um hóspede que dá sentido à sua vida e à sua missão. Por isso afirma:


"É Cristo crucificado que vive em mim" (Cl 1,24-28)

Denise Barbosa
Ministra do Acolhimento




Nenhum comentário:

Postar um comentário